[REVIEW] - New Super Mario Bros. U Deluxe

4 mêses atrás • Via CoelhoNews.com: Seu agregador de notícias Nintendo

Mesmo com Super Mario Bros. Wonder no Nintendo Switch, temos também o New Super Mario Bros. U Deluxe, e não, ele não foi apagado e tem 3 motivos principais:

1) Quantidade vasta de conteúdo, pois inclui a campanha completa, o New Super Luigi U (que era uma DLC no Wii U) e os mini games.
2) O multiplayer que é mais adequado pra ser jogado já que o jogo todo foi feito pensado nisso.
3) A dificuldade que é maior pra quem busca isso.

Dito isso, Super Mario Bros. Wonder foi aclamado como o melhor jogo do Mario 2D desde Super Mario World. Porém, com isso, esse outro jogo acabou ficando de lado: New Super Mario Bros. U Deluxe era até então o jogo para quem queria uma aventura bidimensional.

New Super Mario Bros. U Deluxe, é um relançamento de WiiU pro jogo de mesmo nome, mas sem o "Deluxe". Ele não é exatamente uma remasterização do seu original, e sim uma versão com mais conteúdo, tendo adição da personagem Peachette, que é uma Toad feminina ao crescer com os power-ups. Além do principal, a junção do jogo com sua expansão, New Super Luigi U que será mais comentado em breve pois vale a pena falar dele separadamente.

New Super Mario Bros. U foi um dos jogos de lançamento do Wii U lá em 2012, e por sua vez, foi o primeiro console da Nintendo em HD, o que torna esse jogo do Mario meio que um dos primeiríssimos jogos em HD da companhia, e por isso seu gráfico não é lá essas coisas. Além disso, se trata do quarto jogo da série "New", que começou no console portátil Nintendo DS, e com o sucesso (ele vendeu 30 milhões), a Nintendo expandiu e lançou outros jogos, como o Wii, Nintendo 3DS (chamado New Super Mario Bros. 2) e enfim, Wii U.

Essa série tinha como objetivo inicial retomar as origens de jogos 2D do Mario, e a partir do New Super Mario Bros. Wii, outro objetivo foi trazer o multiplayer local (o multiplayer de sofá) pra até 4 pessoas, algo que se tornou de certa forma uma referência para outros jogos do Mario, inclusive 3D.

New Super Mario Bros. U originalmente ampliou o multiplayer pra até 5 pessoas usando o Gamepad do Wii U, porém, essa iteração foi perdida nessa versão de Nintendo Switch, afinal, o Gamepad não é compatível com o console. Por fim, a série "New" também trouxe como característica buscar ser um jogo de plataforma mais casual e simples.

No jogo, passamos por fases meio curtas, em diversos ambientes como deserto, gelo, pico de montanhas, e claro, castelo vulcânico, afinal, é o Bowser raptando a Peach mais uma vez.

Podemos usar não só power-ups tradicionais, como a Flor de Fogo e Flor de Gelo, como também os novos poderes, em destaque, o Super Acorn que deixa o Mario (ou o personagem que você joga) com propriedades de flutuação, como num paraglider, além de permitir um segundo pulo.

Esse é o power-up que mais aparece e que boa parte das fases foi pensada. Mas além dos potenciadores, filhotes de Yoshi também estão presentes, e eles tem habilidades também, como engolir inimigos, iluminar cavernas escuras, etc. Uma curiosidade é que um deles, o rosa, que é o primeiro apresentado, te dá um super pulo seguido por um período planando, bem aparecido com o Super Acorn, e juntar os 2 torna o Mario quase que um pássaro!

As fases possuem 3 moedas espalhadas, algumas são mais escondidas e exigem exploração, outras estão muito visíveis, mas, protegidas por algum trecho desafiador.

Cada mundo do jogo tem pelo menos um castelo com um chefe, e um mini-castelo com um sub-chefe (sendo esse meio que sempre o mesmo, mas cada vez mais forte).

Por fim, New Super Mario Bros. U traz minigames e o principal: a DLC New Super Luigi U, que é uma versão do jogo com fases mais curtas, porém, mais difíceis e com apenas um terço do tempo para serem completadas. É quase que como o modo hard do jogo, então, o número de fases e as temáticas de cada uma, são sempre as mesmas, mas, resumida e dificultada. E só pra contextualizar, essa dificuldade é real, o jogo fica ali no nível de um Donkey Kong da vida!

E COMPARADO AO MARIO WONDER?

New Super Mario Bros. U
não chegou a ser um jogo aclamado como Wonder foi, ou como os clássicos jogos da série. Ele teve uma média de 8.4 no Metacritic nas análises pelo mundo, isso o jogo original, e na versão Deluxe, caiu para 8 (o que parece apocalíptico, mas ainda é uma boa nota). Pra termos uma noção, já que a ideia é comparar mesmo, Super Mario Bros. Wonder teve uma média de 9.2!

No geral, ele é um jogo divertido, com boas fases, alguns bons chefes e uma boa pedida pra se jogar multiplayer local de 2, 3 ou 4 pessoas. O extra do New Super Luigi U acaba ajudando o jogo como um todo, adicionando uma opção pra quem busca algo mais desafiador, principalmente para os complecionistas, aqueles que buscam fazer 100%.

Mas esse jogo divertido também tem defeitos: ele é um jogo muito pouco inspirado, seja no visual (que como comentamos, é muito datado, é um jogo de 2012 feito por uma Nintendo inexperiente com desenvolvimento em HD), inovações, música e outros aspectos. Resumindo: Ele sente o peso da idade, afinal, em 2012 o cenário que tínhamos de jogos de plataforma 2D era um, e hoje é outro.

E é por aí que encontramos seus seus principais problemas, que são: o alto valor do jogo para os dias de hoje e os inúmeros jogos melhores que estão disponíveis no Nintendo Switch, que hoje tem um ótimo catálogo e traz concorrência pra todo tipo de jogo. E o lance é que New Super Mario Bros. U Deluxe concorre com uma outra versão dele mesmo, que é o Super Mario Bros. Wonder.

Wonder custa o mesmo preço, mas é mais bonito em cenários, personagens e animação, é um jogo mais atualizado, tem online, é mais criativo, em termos sonoros, tanto de música quanto sound design, é muito melhor, e principalmente, a física é diferente, sendo a da série "New" algo mais “escorregadio” e no Wonder já é mais firme.

Embora notas não sejam tudo, de fato, é evidente que existe uma enorme lacuna de qualidade entre os 2 jogos.

Existem pontos onde New Super Mario Bros. U vence? Sim!

Primeiro, na dificuldade, pois Wonder é mais fácil que o Deluxe, seja a versão base, do Mario, mas principalmente quando olhamos pro New Super Luigi U, que aí sim, é também uma enorme lacuna de diferença. E não é só nas fases em si, New Super Mario Bros. U Deluxe tem muito mais chefes, afinal, chefes é um tema onde o Mario Wonder peca pela quantidade baixa que ele tem. Então em suma, se você faz questão da dificuldade, talvez a série "New" valha mais a pena pra você.

Outro ponto é que o multiplayer local funciona diferente. Embora Wonder tenha a vantagem de incluir o online, no local, ele toma a decisão de deixar os iniciantes pra trás, caso um jogador tome a frente. Já na série "New", a tela aumenta o máximo que dá, e os jogadores conseguem ser vistos juntos na tela. Nessa rivalidade, não existe vencedor, existe preferência; no Wonder é “se vocês não me acompanharem eu carrego o time”, e no New Super Mario Bros. U Deluxe é “ou passa todo mundo junto ou num passa ninguém”, mais ou menos nesse sentido.

Ou seja, pelo menos na dificuldade, a série "New" vence (se é que você busca por um jogo mais difícil) e no multiplayer... bom, ele pode vencer dependendo do modelo que você busca. Mas de resto, a vitória fica pro Mario Wonder!

Então, qual a conclusão?

CONCLUSÃO

Existem algumas conclusões acerca do tema “New Super Mario U Deluxe Vale a Pena Atualmente?”:

1) O jogo em si envelheceu e tem diversas outras alternativas melhores, ainda mais uma delas sendo outro jogo do Mario lançado em 2023.
2) Dito isso, não é ruim, então, aquele que busca pelo jogo, que se interessou por ele, e o jogar, provavelmente terá ali suas horas de diversão, ainda mais por conter minigames e a expansão do Luigi U.
3) Seu preço não faz jus à realidade, já que o jogo é datado em muitos sentidos.
4) Ele é um jogo válido para os que buscam jogar tudo do Mario que valha a pena. Pode não ser o primeiro da fila, mas ele tá lá.

Resumindo, New Super Mario Bros. U Deluxe é um jogo pouco indicável no sentido de você estar aí na sua casa de boa e eu falar “oh, já jogou esse aqui? É muito bom, jogo aí, vai, confia, vem na minha”, mas, caso o interesse parta de você, ele é legal o suficiente pra dar um joinha de “tá, beleza, pode ir, só saiba dos contras que ele tem antes e esteja de acordo pra não se decepcionar”.

Seu interesse pode ser por você ser muito fã do Mario e quer jogar tudo que for possível, por você fazer questão de um Mario 2D mais desafiador, por você preferir o estilo de multiplayer dele... enfim, cada um é cada um.

Respondendo a pergunta se New Super Mario Bros. U Deluxe vale a pena atualmente: A resposta é na verdade um SIM! Mas Considere o preço!”.

Uma nota técnica para o jogo, avaliando de modo mais objetivo o quanto ele acerta e erra, e o seu preço de R$300, seria, hoje, um: 7.0.

E numa tierlist avaliando pessoalmente a experiência geral, e entre aspas “quantificando o quanto gostamos do jogo e o recomendamos”, ele ficaria ali na tier B+. Aprovado com Folga.

NOTA: 7.0/10
TIER: B+


COMPRAR NEW SUPER MARIO BROS. U DELUXE

Mercado Livre - À vista - R$292

- Link: https://mercadolivre.com/sec/1wRR6Bc


Você pode gostar também
Cover Image for Review | Hades

Review | Hades

Cover Image for Análise – Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes

Análise – Eiyuden Chronicle: Hundred Heroes